quinta-feira, 11 de agosto de 2011
PASTOR ALEMÃO
dicas, cuidados e comportamento dos cães da raça pastor alemão
Os cães da raça Pastor Alemão, mesmo não sendo antiga, estão entre as raças mais espalhadas pelo mundo, e são bem populares também entre os brasileiros.
História:
Suas origens remotam ao Paleolítico, época em que os homens, durante as caçadas, eram acompanhados por cães selvagens que se alimentavam dos restos de alimentos.
Depois, no neolítico, com a criação de ovelhas, os alemães necessitavam de um cão forte e rápido com um mínimo gasto de energia, além de inteligência, para proteger o rebanho de animais selvagens ou invasores, e impedir que o próprio rebanho destruísse as plantações. Para essa função foi criada toda a família de cães pastores.
Durante 3 mil anos, os alemães foram aprimorando seus cães de pastoreio ninhada por ninhada, até a seleção definitiva, em 1882, por Max Von Stephanitz. O Pastor alemao é uma raça de cães de guarda. É muito rápido, agil, forte e preparado, sendo considerado um dos cães mais inteligentes. Foi considerado 3 vezes o melhor cão para se adestrar.
Usado pelos alemães nas duas guerras mundiais, como mensageiro e cão de alarme, foi odiado pelos ingleses e franceses, foi proibido de entrar em alguns países por um tempo e teve seu nome trocado para Pastor Alsaciano, uma vez que era considerado inadequado um nome que evocasse lembranças ruins da guerra contra os alemães.
Somente em 1930 o kennel club autorizou novamente o nome Pastor Alemão. Hoje está entre os três cães com maior número de registros de Pedigree em quase todos os países de cinofilia adiantada. É a raça mais conhecida e difundida no mundo todo. De acordo com o livro A Inteligência dos Cães, de Stanley Coren, o Pastor Alemão encontra-se na 3ª posição entre as 79 pesquisadas.
O pastor alemão:
O Pastor Alemão é a única raça que consegue reunir tantas aptidões, como cão pastor, cão de busca e salvamento e também farejador, graças ao seu olfato extremamente desenvolvido, guia de cegos (por sua inteligência e docilidade), cão de companhia (por sempre estar querendo agradar o dono), cão de polícia, cão de guerra, e finalmente para guarda por sua agilidade no ataque e latido prolongado.
Os filhotes nascem quase todos com a cor preta dominante, peludos e com orelhas para baixo, que devem estar naturalmente eretas até os 3 meses de idade. Caso elas não subam, pode significar deficiência nutricional.
Assinar:
Postar comentários
(
Atom
)
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Faça o seu comentário ficaremos muito grato por participar!!! Para duvidas pit.bull1999@hotmail.com