SEJA BEM VINDO AO MUNDO DO PIT BULL

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

ROTTWEILER

História da raça Rottweiler


As origens desta raça são remotas, e várias as hipóteses propostas. Entretanto existem fortes indicios que o cachorro da raça Rottweiler é de criação absolutamente germânica, tendo a cidade de Rottweil como a origem do nome da raça. O Rottweiler teria, então, se originado da raça Mastim do Tibet, que chegou a alemanhã atraves dos romanos.

Desta forma a origem do Rottweiler nôs retoma ao século I d.c., época em que as tropas romanas realizavam longas expedições de conquista, e para tanto utilizavam um cão boiadeiro, o Mastim do Tibet, para cuidar do rebanho que serviria de alimento para os soldados.

Em uma das expedições as tropas chegaram onde hoje é o sul da Alemanha, às margens do Rio Neckar. E foi nesta região que surgiu a atual cidade de Rottweil, a qual o Rottweiler herdou o nome, Metzgerhund Rottweil “Cão de Açougueiro de Rottweil”, uma vez que a cidade de Rottweil era um importante centro de comércio de gado, em meados do século XII. Posteriormente, seu nome foi abreviado para “o cão de Rottweil”. Em alemão, Rottweiler. E continuou sendo utilizado como cão boiadeiro e cão de tração até meados do século XIX.

Com o fim do comércio de gado em na cidade de Rottweil e o advento das rodovias quase extinguiram a raça no início do século XX. Mas graças às suas qualidades físicas, elevada inteligência, seu caráter firme, temperamento forte e sua coragem frente ao perigo, tornaram o Rottweiler o parceiro ideal para o serviço policial.

Assim também surgiram clubes dedicados à preservação da raça. Em julho de 1921 foi fundado o Algemeiner Deutcher Rottweiler Klub (ADRK), que rege, até os dias de hoje, o padrão alemão da raça.
Com tantas virtudes, o Rottweiler logo conquistou admiradores pelo mundo. Chegou aos Estados Unidos da América ainda na década de 30, sendo reconhecido pelo American Kennel Club em 1935. E conquistou também o mais antigo clube cinófilo do mundo, o The Kennel Club, na Inglaterra, em 1936.

No Brasil o Rottweiler só chegou na década de 70, no estado do Rio de Janeiro. Posteriormente, foi se espalhando pelo país, sendo que hoje, os mais importantes centros de criação situam-se nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. A região nordeste tem crescido muito em qualidade nos últimos tempos.

Crescente também tem sido o número de filhotes de Rottweiler que nascem todos os anos no Brasil. Por vários anos consecutivos, tem sido a raça mais registrada na CBKC, chegando, em 1997, a 26.000 filhotes registrados, ou seja, de cada 5 filhotes registrados, pelo menos 1 era de Rottweiler.

Aparência geral e Características da raça rottweiler.


A raça Rottweiler é completa, se trata de um cachorro robusto, de porte médio para grande, de aparência geral nobre. Se em proporções corretas sua estrutura formará uma figura compacta, forte e bem proporcionada, manifestando potência, agilidade e resistência. Dentre suas características a mais marcante é certamente sua autoconfiança elevada, esta está associada a um forte instinto de liderança, são responsáveis por uma determinação e coragem extraordinárias.

A inteligência é uma das características notaveis da raça Rottweiler, está em 9º lugar entre os cães mais inteligentes e brilhantes, de acordo com o livro “The Intelligence of Dogs” de Stanley Coren. São extremamente devotados e dedicados ao trabalho, tornando o Rottweiler capaz de aprender comandos em menos de 5 repetições e em 95% das vezes obedece ao primeiro comando que seu dono dá, demonstrando total obediência e tenacidade.
Características – Tamanho e peso desejados da raça Rottweiler

Macho: A altura do macho varia de 61 a 68cm de cernelha e peso entre 45 e 65 quilos.

* Entre 61 e 62cm são considerados pequenos.
* Entre 63 e 66cm têm o tamanho ideal.
* Entre 67 até 68cm são considerados muito grandes.

Fêmea: A altura da fêmea varia de 56 a 63 centímetros de cernelha e peso entre 37 e 58 quilos.
Características – Tamanho desejado do crâmio
Rottweiler macho:

* De 9,5cm à 15cm (total = 24,5 cm de crânio)

Rottweiler Femea:

* De 8,5cm à 13cm (total = 21,5 cm de crânio)


TEMPERAMENTO DA RAÇA RPTTWEILER


A Raça Rottweiler tem o temperamento basicamente calmo, confiante e corajoso, e graças a esta auto-confiança ele geralmente esperar para ver a atitude do ambiente para depois responder, porem não se presta à amizades imediatas e indiscriminadas. Os cães da raça Rottweiler são conhecidos como excelentes cães de guarda, devido seu desejo inerente de proteger a casa e a família. São cães muito inteligentes e adaptaveis, com uma forte vontade de trabalhar, tornando a raça especialmente adequados como companheiros e guardiões.

Por ser tão auto-confiante, o Rottweiler exige mais que um dono, necessita de um líder. E para se alcançar esse estratus frente ao canino é necessário discipliná-lo desde pequeno. Para tanto é imprescindivel também um ambiente amplo e limpo para que ele possa desenvolver atividades físicas, além de insentivar um constante contato do Rottweiler com o meio social. Assim manifestará excelentes resultados na sua educação, desenvolvendo da personalidade e amenização do temperamento.

Os cruzamentos entre cães da raça rottweiler devem ser cuidadosamente selecionados, optando por reprodutores com temperamento equilibrado para evitar ninhadas com temperamento desastroso.

COMO CRIAR SEU ROTTWEILER


Antes de optar por um Rottweiler, as pessoas devem refletir sobre sua capacidade de se impor a ele, comprar apenas por modismo, sem obter informações sobre a raça é um grande erro.

O Rottweiler, principalmente o macho, tem um instinto de dominância especialmente desenvolvido ao atingir a maturidade, cerca de 30 meses de idade, entretanto a firmeza do dono tem de começar na infância. Ao chegar na casa nova, o Rottweiler, deve perceber de imediato que não pode fazer tudo o que quer e que precisa respeitar as ordens dos familiares.

O fator mais importante da criação de um cão como o Rottweiler é não se deixar intimidar por ele e saber controlá-lo, nunca esqueça que você é o alfa da relação. Mas para ser líder é preciso conviver e trabalhar com o seu cão, senão o dono se restringirá a ser simplesmente um proprietário.

Além da imposição de limites nos acontecimentos rotineiros, que deve ocorrer desde a chegada do filhote, a melhor forma de deixar claro a um Rottweiler o domínio do dono é condicioná-lo, ou seja, proporcionar exercícios diários de obediência básica, o que além de treiná-lo serve para dessestresar e divertir o cão.

O dono ideal para um rottweiler precisa de tempo livre para fazê-lo trabalhar, não é um cão para ser comprado e largado num quintal ou jardim, ele tem de ser lapidado e por isso quem opta por ele precisa dedicar-se no mínimo vinte minutos diários ao Rottweiler para que haja uma estabilidade na relação entre cão e dono.




Um comentário :

  1. Adoro essa raça tenho a mais de 8 anos é um super cachorro amigo e protetor

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário ficaremos muito grato por participar!!! Para duvidas pit.bull1999@hotmail.com