SEJA BEM VINDO AO MUNDO DO PIT BULL

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O CIO, E O PARTO DE CADELAS

Sob a palavra "Cio" entende-se vulgarmente o acordar do instinto sexual da cadela e, combinada com ele, a disposição dela em aceitar o macho para acasalamento, o que acontece em geral duas vezes por ano, ao contrário do reprodutor que pode ser usado para coberturar durante o ano todo.

Hoje em dia, já se nota uma sensível diminuição na velha preferência por um macho em casa, e não uma fêmea, pelo receio de um cio e das conseqüências dele. Mas o fato deste fenômeno verificar-se apenas duas vezes por ano e ser de curta duração, com o completo desiteresse da cadela pelo outro sexo durante o resto do tempo, enquanto o macho permanece em expectativa constante os 12 meses do ano à procura de uma fêmea no cio, colocou novamente a cadela em posição não mais desprezada.

Sabemos que a cadela tem seu primiro cio com mais ou menos 8-9 meses de idade. É enfaticamente desaconselhado o acasalamento nessa idade, pois esta cobertura traria grande prejuíso ao desenvolvimento físico do animal.
Geralmente pode-se afirmar que a maturidade começa tanto mais tarde quanto maior é o animal, E para mencionar desde logo o outro extremo: uma cadela já idosa deve ser coberta pela primeira vez? É uma questão que surge com certa freqüência e em todo caso é aconselhável apresentar a fêmea ao veterinário e ouvir a opinião dele, pois a compacta consistência da bacia, dos tendões e das ligações ósseas de certos animais nessa idade pode dificultar o normal nascimento de filhotes, com a conseqüência de sérias complicações também para a cadela-mãe. De qualquer forma, estas cadelas devem movimentar-se bastante e não receber alimentação farta e forte demais durante a gestação.

Muitas vezes acontece que a cadela ataca ou recusa o reprodutor na hora do acasalamento, Não raro cabe ao proprietário da fêmea a culpa, por ter se enganado ba contagem da entrada no cio, que se revela por uma perda de sangue. Mas não é tão fácil, como muitos pensam, determinar essa entrada com exatidão, pois o primeiro sinal pode ser tão insignificante que escapará à nossa vista, sobretudo porque muitas fêmeas costumam lamber essas gotas. Existe porém, um "jeito" bastante simples para determinar direitinho o início do cio. Um pouco antes de seis meses, quando calcula que vai começar o novo cio, deixe a cadela dormir em cima de um pano branco, que deverá ser controlado toda manhã. Nele se notarão gotas de sangue que ela perde e que não pode lamber poruqe penetram no tecido, desta maneira, sabe-se exatamente o começo do cio.
Contam-se então mais 10 ou 11 dias e tem início o período em que a maioria das cadelas aceita voluntariamente o macho: o corrimento sangíneo começou a tornar-se esbranquiçado.
Mais ainda do que nos primeiros 8 dias, o criador agora tem absoluta necessiade de manter a fêmea isolada de qualquer contato com os machos, não lhe dando nenhuma possibilidade de escapar. Esta cautela deve ser tomada com o mesmo cuidado depois da cobertura realizada com o reprodutor escolhido, pois, durante todo o período do cio, os óvulos, aptos a serem fecundados, cão amadurecendo consecutivamente, podendo a cadela ser coberta por outros machos praricamente do primeniro ao último dia do período, que dizer, tantas vezes quantas ela tem ocasião de ficar perto de um cão.

O ideal é a fertilização no 11o. dia (momento em que 50% dos óvulos são liberados pelos ovários). O acasalamento pode ser repetido no dia seguinte.

Não existem nenhuma restrição quanto aos banhos neste período.

Cadelas que não tenham entrado no cio já com mais de 1 ano, é bem provavel que seja um caso de hypoestrinismo, o qual resulta na falta parcial ou completa de secreção ovariana. Nestes casos os períodos não aparecem. Contudo, não existe razão para se considerar a saúde da cadela afetada somente por isso. Nenhum tratamento é necessário, a não ser que há interesse em utilizá-la para reprodução.

Pode ser também que a cadela manifeste o que denominamos "cio secreto". Nestes casos a fêmea entra no cio sem manifestar qualquer sinal aparente. Se tiver contato com o macho, e o aceitar, poderá haver a concepção. Se não estiver junto ao macho, talvez nem seja percebido que a cadela esteja no cio. Um veterinário poderá aconselhar um tratamento de hormônios.

Certos criadores acham conveniente repetir o acasalamento para estarem seguros da fecundação, principalmente se a união não demorou o tempo necessário, que se pode prolongar, às vezes até 40 minutos. Todavia, não se deve deixar passar mais do que um dia entre as coberturas, a fim de evitar dificuldades no nascimento da ninhada, pois, devido ao tempo relativamente curto da gestação (mais ou menos 60 dias) é evidente que nem todos os embrioespoderão desenvolver-se com o mesmo vigor e tamanho se o intervalo entre duas uniões for maior do que 48 horas. Cada dia de diferença se faz notar no parto e é comum acontecer que, ao lado de filhotes normais, surgem também natimortos ou incapazes de sobreviver - conseqüência de dois acasalamentos distanciados em excesso. Pode acontecer também um retardamento do ato de nascer, o que leva à morte os embriões da primeira cobertura. É claro que tudo isso também pões em perigo a vida ou, no mínimo a saúde da cadela-mãe.

A alimentação da cadela gestante tem de ser boa e variada. A melhor condição da fêmea deve ser obtida desde o dia da cobertura e conservar-se no decorrer dos próximos 2 meses.

Quando se aproxima a hora do parto, é aconselhavel não irritar o animal com constantes carícias ou demonstrar seu próprio nervosismo. O bom criador limita-se a observar de uma certa distância, (não junto ao leito da cadela), se a mesma encontra dificuldades, se lhe faltam forças, se abre logo as placentas, se corta os cordões umbilicais e começa a lamber os recém-nascidos.

Na grade maioria, tudo corre muito bem. Mas se o novato é propenso a revelar excitação, é melhor comunicar-se como o veterinário antes, para saber onde poderá encontrá-lo na "hora H".

É necessário que a cadela fique em supervisão nos últimos dias, a fim de evitar que dê cria em algum lugar escondido e não preparado por nós.

Para saber se a cadela está prestes a dar cria, procure saber a temperatura, ela começa a subir subtamente (em estado normal é de cerca de 38,5°) e cai nos últimos dias até quase 37°. Com o início dos impulsos, a temperatura começa a subir novamente. Os preparativos da cadela se evidenciam por um comportamento diferente e inquieto. Ela procura cantos escuros, para os quais leva restos de tecidos, palha e outro material que nós, porém, devemos tirar quando o parto começa. Neste dia, ou ela não come nada ou muito pouco porque, por instinto, não quer sobrecarregar intestinos e bexiga. Um pouco antes das primeiras contrações, ela se mostra mais agitada ainda, tem forte respiração e a sua vulva aumenta consideravelmente.

O lugar mais adequado para o nascimento dos filhotes é aquele que proporcione sossego à cadela e não estiver exposto às correntes de ar. Não deve ficar distante da casa, caso surja algum imprevisto; convém aconstumá-la ao local 8 dias antes da cria.

É bom construir uma caixa num tamanho que permita à cadela esticar-se à vontade. Perfure o chão a fim de que a urina escorra facilmente. Para uma ninhada de Boxer, nas 4 paredes laterais, numa distância de mais ou menos 10cm do chão, coloque uma ripa da mesma largura, para impedir o esmagamento dos filhotes quando a mãe os apertar, pois o espaço entre a ripa de cima e o chão servirá de abrigo aos filhotes.

Colocar um colchão no local onde a cadela provavelmente irá parir é perigoso. Os filhotes podem sufocar-se no enchimento do colchão, que a cadela rasga na sua inquietação e no esforço de fazer o ninho. O melhor, por possibilitar limpeza rápida e freqüente, é utilizar papel de jornal, que pode ser facilmente trocado a qualquer hora.

Enquanto os olhos não se abrem, o que acontece em volta do décimo segundo dia, deve mantê-los na penumbra, Só gradualmente então, leve-os para o ar livre e, mais tarde, eles pode gozar a vontade o pleno sol, o que, aliás, é indispensável para eles.

Animais portadores de doenças transmissíveis geneticamente como displasia coxofemoral, ausência de um testículo (criptorquidismo), alergias graves, catarata precoce e epilepsia;
animais com problemas cardíacos graves; fêmeas com excesso de peso; cães com doenças sexualmente transmissíveis como Tumor de Sticker e Brucelose.

27 comentários :

  1. MUITO BOM, ESTE SITE...PARABENS!!! JUNIOR

    ResponderExcluir
  2. minha cadela pit bull te 1 ano e um mes e ainda nao entrou no coi pois ela foi um animalzinho muito doente ogora ela ta com uma otima saude o q eu faço pra ela entrar no cio???

    ResponderExcluir
  3. quero dizer q ela ainda não entrou no cio. e como eu faço pra ela entrar no cio???

    ResponderExcluir
  4. minha cadela pit bull pariu um filhote ontem hoje ele amanheceu morto e agora nasceu mais um ,não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, parabéns....
    Minha pit bull esta gravida de 27 dias ..
    Vlw ai . ...

    ResponderExcluir
  6. MINHA CADELA PARIO 11 CACHORRINHOS JA FAZ DOIS DIAS A CACHORRA NAO QUER COMER NADA NEM RAÇAO NEM CARNE NADA MESMO ... OQUE EU FAÇO? NAO E PERIGOSO SECAR O LEITE ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não come porque o par ir os filhotes ela come a placenta e isso a sustenta por uns dois dias por aí... se continuar sem comer procura um veterinário e se informe

      Excluir
    2. Ola posso colocar minha cadela para acasalar já no segundo cio dela?

      Excluir
  7. Com quantos anos ela entrou no cio? Alguém me ajuda to preocupada com a minha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha entrou com um ano e um mês por ai . Axo q e normal

      Excluir
  8. Minha cadela tem 09 meses , parece que já está no cio, embora não tenha visto sangramento, mas a vulva está inchada, e o macho tá tentando cruzar de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  9. Minha cadela tem 09 meses , parece que já está no cio, embora não tenha visto sangramento, mas a vulva está inchada, e o macho tá tentando cruzar de qualquer maneira.

    ResponderExcluir
  10. Minha cadela cruzou com 6 dia, preciso repetir a cruza com 11 dias?

    ResponderExcluir
  11. Minha cadela cruzou com 6 dia, preciso repetir a cruza com 11 dias?

    ResponderExcluir
  12. Minha pitbull destruiu a casinha dela e fica muito nervosa.Mas não sei se esta no cio.Ela esta com as mamas inchadas.É um sinal de cio?

    ResponderExcluir
  13. preciso de uma femea no cio,pra cruzar com um bull terrier, ele tem 1 ano e 2 mese...se alguem tiver uma fêmea, Hulk agradece...

    ResponderExcluir
  14. preciso de uma femea no cio,pra cruzar com um bull terrier, ele tem 1 ano e 2 mese...se alguem tiver uma fêmea, Hulk agradece...

    ResponderExcluir
  15. minha pitbull Kira teve em sua primeira ninhada 13 filhotes. Um ano depois em sua segunda ninhada somente UM. isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite e aconcelhavel colocar pra cruzar no 11° dia de cio de sua cadela e fazer no minimo duas coberturas em menos de 48 horas.

      Excluir
  16. Minha BB tem 8 meses já está no cio! Pitbull Léci! 😘

    ResponderExcluir
  17. Minha BB tem 8 meses já está no cio! Pitbull Léci! 😘

    ResponderExcluir
  18. A minha menina (pitbull fiona) ta com 9 meses e a vulva dela ta enxada, porém ainda não notei nenhum sangramento será que ela está bo cio ? Feira de Santana quem tiver um macho 075991069028 Cristiano

    ResponderExcluir
  19. A minha meguy (pitibull) teve o primeiro sangramento hoje com 7 meses e uns dias de idade. Quando ela vai fica no cio?

    ResponderExcluir
  20. Minha bebê #Lulu ( Pitbull ) tem 7 meses e está com sangramento 😍 virou mocinha ❤️

    ResponderExcluir
  21. E aconcelhavel o acazalamento com 2 anos pois ja está madura com boa estrutura osseá.

    ResponderExcluir
  22. Eu gostaria de saber com quantos meses o macho pode cruzar

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário ficaremos muito grato por participar!!! Para duvidas pit.bull1999@hotmail.com