SEJA BEM VINDO AO MUNDO DO PIT BULL

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Saúde e Cuidados com seu American Pit Bull Terrier

Sendo um cão robusto e atlético, o Pit Bull não costuma ceder facilmente a doenças. Mas os exemplares podem apresentar as seguintes condições clínicas (mais freqüentes):

Displasia coxo-femural: A displasia coxo-femural é uma condição clínica comum, que consiste em uma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, causando, além de problemas de locomoção, dor e incômodo aos animais.

Atrofia progressiva da retina : Esta condição pode levar à cegueira total.

Dermatites : Sensibilidade a certas substâncias podem causar alergias e reações na pele.

VacinaçãoVVVVVAUHIDJSD

VACINAÇÃO:
A vacinação de cães deve ser iniciada a partir dos 45 dias de vida, período no qual a imunidade transmitida pela mãe está terminando. O cronograma de vacinação deve ser seguido rigorosamente em dia, pois é garantia de preservar a saúde do seu filhote, evitando que ele se contamine com doenças que podem levar à morte.

Recomendamos como cronograma de vacinação:

1ª dose da octupla (V8) aos 45 dias de vida;

2ª dose da octupla (V8) aos 75 dias de vida;

3ª dose da octupla (V8) aos 105 dias de vida;

4ª dose da octupla (V8) juntamente com a Anti-Rábica aos 135 dias de vida.

Mais um reforço anual da Octupla (V8) juntamente com a Anti-rábica.

Obs.: Aos cães que participam de feiras e exposições recomendamos que o reforço da Octupla (V8) seja semestral, além disso, para fêmeas que serão utilizadas como reprodutoras recomendamos que um mês antes da mesma entrar no cio, no qual será coberta (recomenda-se o 3º) ela também tome um reforço da Octupla (V8) para tal os cios devem ser bem acompanhados.

O esquema de vacinação pode variar de acordo com a região onde você se encontra. Porém, lembre-se que independente de onde esteja, o médico veterinário é o único profissional habilitado a elaborar um correto programa de vacinação, bem como avaliar as condições de seu filhote, verificando se ele está apto a receber a vacina. Assim seu cão estará protegido contra várias doenças: Cinomose; Hepatite Infecciosa; Parvovirose; Coronaviros; Leptospirose; Parainfluenza; Raiva; Traqueobronquite Infecciosa. E convém lembrar também que as vacinas não têm efeito imediato. Por isso você não deve sair com seu cãozinho da clínica diretamente para as ruas e parques da sua cidade! Consulte sempre um veterinário.



Vermifugação

VERMIFUGAÇÃO:
Quando seu filhote chega em casa, é hora de providenciar os primeiros cuidados veterinários. Um deles é a vermifugação. O cronograma de vermifugação deve ser seguido rigorosamente em dia, pois é garantia de preservar a saúde do seu filhote, evitando que ele se contamine com vermes que podem leva-lo à morte.

Recomendamos como cronograma de vermifugação:

1ª dose do vermífugo aos 30 dias de vida;

2ª dose do vermífugo aos 45 dias de vida;

3ª dose do vermífugo aos 60 dias de vida.

Repetindo-se a vermifugação a cada seis meses. (ou a critério de um médico veterinário a sua escolha).

Leve seu cão ao médico veterinário para que seja feito um exame de fezes e, assim, verifique se ele está parasitado por vermes e/ou protozoários que fazem mal à saúde. Os vermífugos de qualquer marca comercial, como o nome está dizendo, atuam contra vermes e não contra os protozoários que também fazem mal à saúde de seu cão. Estes também ainda podem ser transmitidos aos seres humanos. Por isso, a importância do exame parasitológico! E não se esqueça que a vermifugação é um compromisso que você terá com seu cão enquanto ele conviver com você. Na fase adulta é importante que sejam feitas vermifugações pelo menos duas vezes no ano ou a critério do seu médico veterinário. Esse cuidado é necessário, pois seu cão pode se contaminar ao ir à rua, parques, jardins e praias. Para isto basta entrar em contato com fezes de animais contaminados ou com solo contaminado por outros parasitas.



Alimentação

ALIMENTAÇÃO:
Uma das maiores preocupações dos proprietários de cães deve ser com a qualidade da alimentação fornecida aos seus melhores amigos. Muitas são as dúvidas que surgem quando o assunto é alimentação e nutrição de cães. O hábito de fornecer alimentos industrializados é recente em nosso país, se comparado com diversas outras nações e muitas pessoas ainda fornecem comida caseira a seus animais.

Mas qual a melhor comida, a caseira ou a ração?

Quantas vezes devo dar comida ao meu cão?

Ração úmida ou seca?

Até quando devo dar ração de filhote?

Muitas pessoas dão comida caseira aos seus cães, pensando na economia e na relação afetiva que têm com seus animais. Estudos comprovam que a comida caseira acaba sendo até 100% mais cara se levarmos em consideração o tempo gasto para o preparo, custos do cozimento e ainda a dificuldade de se balancear corretamente as doses de ingredientes necessárias para uma saúde perfeita dos animais de estimação.

Hoje, o mercado de rações oferece ao consumidor uma variedade enorme de produtos, que variam de acordo com a qualidade das matérias-primas envolvidas em sua fabricação. Conseqüentemente, o preço também vai variar. A ração pode ser na forma de alimentos úmidos, secos ou semi-úmidos.

A grande vantagem das rações é a certeza de você, ao escolher uma marca de boa qualidade, estar fornecendo ao seu animal de estimação todos os elementos essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida e do bem estar do animal, pois estes elementos estarão balanceados e apresentados de uma forma na qual serão facilmente absorvidos pelo seu pet.

Os cães devem ser alimentados com ração de filhote até os 12 meses (algumas marcas até 18 meses), filhotes até sete meses devem receber três alimentações diárias e após esta idade duas, com horários fixos, a ração deve ficar disponível ao animal somente o tempo necessário para ele comer (em torno de uma hora), não devendo permanecer o dia todo a disposição.

É muito importante oferecer água limpa, fresca e abundante durante todo o dia. Quanto à suplementação vitamínica, não é necessária se seu cão for alimentado com uma ração de boa qualidade, salvo os casos em que seu Médico Veterinário recomende o seu uso. Não abuse do uso de vitaminas, pois este procedimento comum a proprietários de Pit Bull, pode trazer danos irreversíveis ao seu animal.

Recomendamos estas rações: Premier Pet, Royal Canin Pro - Size Maxi, AGR36, Eucanuba, ProPlan, Goldem Formula, Goldem Power, Hill´s entre outras (peça outras sugestões ao veterinário de sua confiança). Quando seu cão nasce, ele deve ser alimentado somente com o colostro (primeiro leite que sai da mãe), que irá ajudar a formar a imunidade do filhote. Durante os primeiros 30 dias, a alimentação deverá ser feita unicamente a base de leite materno, salvo, os raros casos em que isso não seja possível existe no mercado leite em pó para filhotes. Após 30 dias deve-se oferecer papinha de ração aos filhotes (conhecidas como papinha de desmame), iniciando assim o desmame, que deve ser atingido por volta dos 40 dias quando o seu cãozinho deverá estar se alimentando apenas de ração seca.

Um comentário :

  1. Não abuse do uso de vitaminas, pois este procedimento comum a proprietários de Pit Bull, filhotes de american bully

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário ficaremos muito grato por participar!!! Para duvidas pit.bull1999@hotmail.com