SEJA BEM VINDO AO MUNDO DO PIT BULL

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Conselhos


Processo de reprodução

O primeiro cio de uma cadela pode ocorrer dos 6 aos 24 meses de idade, dependendo da precocidade do animal.
O cio ocorre, normalmente, duas vezes por ano, podendo em alguns casos chegar a 3 cios anuais.
A gestação dura, em média, 62 dias e pode variar entre 60 e 65 dias.
A fêmea do Pit Bull costuma parir de 7 a 12 cachorros por gestação e dificilmente há problemas de parto.
É muito fácil reconhecer uma cadela que está entrando no cio. No início, ela apresenta um comportamento mais calmo, surgindo após alguns dias um corrimento aquoso. Logo em seguida, este corrimento passa a ser de sangue. O criador poderá notar que, quase sempre, a vulva fica inchada. Esta fase dura cerca de 10 dias, quando diminui o corrimento.
A partir daí, a fêmea passa a aceitar a cobertura do macho.
Entretanto, é recomendável que a cadela seja coberta apenas a partir do terceiro cio.
A fêmea deve ser colocada com o macho no décimo dia do início do cio, quando entra no período fértil.

O local onde vai ocorrer o parto deve ser forrado com jornais e panos cinco dias antes da previsão do nascimento doscachorros.
No dia do parto, é normal que a cadela fique ansiosa. O criador deve deixá-la tranqüila e, caso ocorra alguma anomalia, chamar um veterinário.

Quantos aos cachorros, devem permanecer o tempo todo com a mãe nos 20 primeiros dias de vida. Após 30 dias de nascidos, os cachorros começam a receber alimentação complementar que deve ser feita com ração específica e o desmame feito quando completarem 40 dias de idade.

Não esqueça que cabe aos donos dos animais dar uma boa educação aos mesmos para que sejam sociáveis e mudar esta visão enganosa que as pessoas têm sobre a raça. Um tratamento com muito amor e carinho é o suficiente para o bom equilíbrio do cão.

Vacinação,Alimentação e varios conselhos

Vacinação ,alimentação e vários conselhos

É muito importante que todos os cachorros sigam um bom plano de vacinação para que dessa forma possam ficar imunes aos inúmeros vírus e doenças que podem levar à morte !
A federação recomenda a todos os possíveis compradores de cães que exijam dos criadores a caderneta internacional de saúde com a vacinação completa.

Caso que o criador entregue o cachorrinho antes das 3 vacinas mais importantes nunca leve o cachorrinho nos 10 dias a seguir á ultima vacina ,dado que neste período o cachorrinho se encontra muito sensível a todos os vírus ou doenças !
Desparasite o cachorrinho 15 em 15 dias nos primeiro 3 meses e de pois de mês a mês durante os primeiros 9 meses ,para mim é das coisas mais importante no bom crescimento do seu cachorrinho .
Livre de parasitas terá um maior crescimento !

Quando levar o cachorrinho para o seu novo habitat trate de o colocar num sitio onde esteja protegido do frio da humidade e para um local bem desinfectado ,pode utilizar lexivia por exemplo 1 parte por 10 de agua ou então comprar um bom desinfectante.

Tenha atenção as fezes , se apresentarem diarreia é preocupante ,se for diarreia com sangue vá urgentemente ao veterinário pode tratar se de parvovirose doença mortal se não for curada a tempo !


É muito importante oferecer água limpa, fresca e abundante durante todo o dia. Quanto à suplementação vitamínica, não é necessária se seu cão for alimentado com uma ração de boa qualidade, salvo os casos em que seu Médico Veterinário recomende o seu uso. Não abuse do uso de vitaminas, pois este procedimento comum a proprietários de Pit Bull, pode trazer danos irreversíveis ao seu animal .

Outra coisa que gostaria de chamar a atenção é para o problema da distorção do estômago nunca deve de levar o seu cão a fazer exercício a seguir ás refeições nem Andar a brincar com ele de forma a que corra o risco do estômago se virar ao contrario , se isso vier acontecer poderá trazer a morte á sua mascote !


Alimentação do seu cão

O cão, no seu estado selvagem era um animal cuja alimentação era essencialmente carnívora. Vivendo em matilha, caçava pequenas presas que devorava juntamente com os restantes membros do grupo. Este facto, levou a que durante muitos anos, se defendesse que os cães deveriam ser alimentados à base de carne crua. Verificou-se depois, que isso era insuficiente para satisfazer as suas necessidades, pois apesar de lhe ser fornecida proteína em quantidade, surgiam carências em açúcares, gorduras e fibras; Talvez isto se justificasse porque na natureza, apesar do cão se alimentar apenas da sua presa, ingeria fibras presentes na pele, assim como gordura.

Há veterinários que defendem, ainda, que uma alimentação correcta deve incluir algumas refeições de carne crua, no entanto, tem-se verificado cada vez menor aceitação de tal teoria, pois essa carne crua é eventual transmissora de doenças.


Alguns proprietários, recorrem a sobras das suas próprias refeições para alimentar os seus animais de estimação: contam estar a fazer o certo, fornecendo ao animal uma alimentação variada, saborosa (graças aos temperos utilizados) e que lhe dá imenso prazer, nomeadamente ao roer ossos que sobraram do almoço ou jantar da véspera. Estes donos, com boas intenções, estão a prejudicar o seu animal. Embora muita gente considere que "o cão é para comer restos", o seu aparelho digestivo é tão sensível como o do humano ou mesmo mais; Não tolera certos alimentos (carne de porco e derivados, por exemplo), e os temperos prejudicam, inclusive a qualidade do pêlo. Os ossos, que tanto prazer dão ao animal, chegam a ser fatais, principalmente se forem fáceis de transformar em lascas, as quais ao progredirem ao longo do tubo digestivo vão causando diversas feridas ou mesmo perfurações gravíssimas.

O amor que alguns proprietários dedicam ao seu animal faz com que lhe pretendam dar o melhor tipo de alimentação possível: Dedicam horas à preparação de cozinhados mais ou menos elaborados, em que incluem carne ou peixe da melhor qualidade, legumes variados e arroz ou massa, por vezes condimentando para dar "mais gosto". Dificilmente aceitam que o cãozinho não se importe de comer duas refeições seguidas do mesmo alimento. Esta forma de alimentação, aproxima-se mais do que seria ideal, pois entra-se em conta com as diferentes necessidades do animal, no entanto, é praticamente impossível em nossas casas, elaborar refeições que englobem tudo o que o cão necessita e principalmente nas doses adequadas. Para além deste contra, é um tipo de alimentação que se torna muito caro e trabalhoso, principalmente se se tratar de um animal de raça grande.


O amor que alguns proprietários dedicam ao seu animal faz com que lhe pretendam dar o melhor tipo de alimentação possível: Dedicam horas à preparação de cozinhados mais ou menos elaborados, em que incluem carne ou peixe da melhor qualidade, legumes variados e arroz ou massa, por vezes condimentando para dar "mais gosto". Dificilmente aceitam que o cãozinho não se importe de comer duas refeições seguidas do mesmo alimento. Esta forma de alimentação, aproxima-se mais do que seria ideal, pois entra-se em conta com as diferentes necessidades do animal, no entanto, é praticamente impossível em nossas casas, elaborar refeições que englobem tudo o que o cão necessita e principalmente nas doses adequadas. Para além deste contra, é um tipo de alimentação que se torna muito caro e trabalhoso, principalmente se se tratar de um animal de raça grande.

O mercado dos produtos para animais aumentou imenso nos últimos dez anos e com ele a indústria dos alimentos para cão, que evoluiu de tal forma que são inúmeras as marcas que conseguimos encontrar nas prateleiras dos supermercados, com embalagens mais ou menos atractivas e preços acessíveis. Contudo nem todas as marcas têm a qualidade que pretendemos fornecer aos "nossos amigos de quatro patas".

Os alimentos enlatados, extremamente apetitosos para os cachorros e cães adultos, são facilmente degradáveis uma vez aberta a embalagem; Para além disso, incorporam uma elevada percentagem de água, o que faz com que o animal não veja satisfeitas as suas necessidades. Muitas vezes os corantes e conservantes associados fazem com que os cães mais sensíveis se ressintam, apresentando distúrbios intestinais (timpanismo - "gazes abdominais", diarreias, vómitos...

A forma mais correcta de alimentar o nosso animal de estimação passa pela compra de rações leofilizadas, vulgarmente designadas de "rações secas", "croquetes" ou "bolinhas". Existem nas mais variadas formas e paladares, com embalagens que vão desde poucas gramas até cerca de 20 quilogramas. Duma forma geral são agradáveis ao paladar do animal, tendo como vantagens o facto de serem extremamente práticas, prontas a comer, exigindo apenas uma taçinha de água ao lado para que o animal sacie a sede, enquanto se vai deliciando com este tipo de alimento.

Dentro das várias marcas disponíveis, podem-se distinguir dois tipos: a gama standard, de larga distribuição a supermercados, e a gama dito premium que só é comercializada em lojas da especialidade e clínicas veterinárias. As primeiras são vendidas a preços extremamente acessíveis, mas nem sempre são de boa qualidade. Nas premium prima-se pela utilização de ingredientes de melhor qualidade - opta-se geralmente pela carne fresca, com elevada digestibilidade e responsável pelo aporte da proteína animal que deve corresponder a um mínimo de 12% (o ideal é 25%) da energia fornecida pela ração; teor em fibra (geralmente sob a forma de trigo, arroz ou milho, sendo o primeiro, o mais facilmente digerível) entre os 2 e 5%, assegurando correcto funcionamento gastrointestinal, sem excessos que aumentem o volume fecal; maior quantidade de cálcio para cães em crescimento ou cadelas em lactação(cerca de 1.3%), menor teor de gordura para animais obesos, por oposição aos 30% a fornecer a uma fêmea em lactação, assim como suplementos ricos em vitaminas (A, C, D, E, K e complexo B), etc. O correcto balanceamento dos nutrientes faz com que o animal ingira diariamente pequenas quantidades de alimento; A simultânea ou posterior ingestão de água, fará com que os pedaços de ração aumentem de volume no estômago (ao serem hidratados) e o animal fique satisfeito. Desta forma, uma ração que à primeira vista pareceria muito cara, torna-se bem mais económica:

- o animal come menor quantidade, e a embalagem torna-se mais rentável;

- não temos qualquer incómodo a confeccionar alimento;

- salvo em casos de crescimentos rápidos, dispensa-se os suplementos vitaminicos e minerais;

- o animal crescerá saudável, com pêlo brilhante, pele saudável, dentes sãos (menor tendência à formação de tártaro) e fezes sempre moldadas.

Para satisfazer o animal mas essencialmente para que o dono sinta que está a dar um prazer especial ao seu cão, pode fornecer-lhe muito espaçadamente (no máximo, uma vez por semana) uma refeição confeccionada por si, incluindo sempre carne (nunca de porco, e sempre desossada) ou peixe cozido, sem tempero, acompanhada por arroz cozido e com legumes (cenoura, nabo, agrião, alface...). Como "mimo", o cão só deve comer, esporadicamente, biscoitos próprios para cães, ou pedaço de fruta, cenoura crua; por vezes uma bolacha de água e sal. Se pretender dar um osso ao seu cão para que ele o roa demoradamente, recorra unicamente ao osso do joelho de vaca, o qual ele não conseguirá fragmentar, e portanto não lhe causará problemas.

Seguindo estes conselhos, os nossos amiguinhos felpudos crescerão mais saudáveis e poderemos partilhar a sua companhia durante muito tempo.


O que são Suplementos alimentares

Suplementos alimentares são produtos destinados a complementar a dieta normal tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, podem estar juntas ou ser específicas (dependendo das necessidades de cada cão).
Os suplementos existem para atender necessidades, como para melhora de estado físico (Ex.: aumento ou diminuição de peso) ou para cães que necessitam de suplementação específica, tanto para atletas de Agility, Pulling, etc, quanto para melhora de estado de saúde. Evidentemente que tais produtos não são destinados a substituir a dieta normal do cão, mas sim funcionam como coadjuvantes para a melhora da condição física.

Entre os suplementos, os mais utilizados em Pit Bulls, Staffordshires, Rottweilers e American Bulldogs são os protéicos (produtos de predominância de proteínas em sua composição e tem como intuito aumentar a ingestão destes nutrientes ou complementar a dieta, cujas necessidades protéicas não estejam sendo supridas satisfatoriamente pelas fontes alimentares habituais) e os vitamínicos (sobretudo aqueles com concentração de vitaminas do complexo B).

Por outros fatores, como por exemplo a idade, alguns animais podem apresentar problemas que levam à necessidade de adequação da dieta e ao uso de suplementação alimentar. Tais como:

• Suplementação com complexo B, vitamina A e gorduras essenciais por causa da pelagem;
• Hipertrofia da próstata, que comprime e reduz os movimentos do intestino;
• Problemas de coluna, que podem causar paralisia parcial ou integral do intestino;
• Problemas nos rins, que necessitam de dieta hipoprotéica e suplementação de complexo B e vitamina C;
• Necessidade de reposição de cálcio para manutenção dos ossos;
• Suplementação com minerais (sobretudo ferro e complexo B) para animais com problema de medula óssea, que se torna insuficiente para a produção de glóbulos vermelhos.


LEPTOSPIROSE

É uma doença contagiosa provocada por uma bactéria. Provoca vários sintomas: febre, vómito, desidratação, falência hepática ou renal aguda e aparecimento de pequenas hemorragias. O tratamento pode ou não resultar, e consiste na administração de antibióticos, juntamente com medidas de suporte do estado hídrico do animal. De qualquer forma, é sempre de ter em conta que um esquema de vacinação actualizado, diminue sempre a frequência e/ou gravidade da doença.

20 comentários :

  1. Bom dia,sou criador da raça desde 1999 e esta acontecendo algo não tinha acontecido antes,sempre coloquei os meus cachorros para cruzar e nunca tive problemas,todas as cadelas pariam no máximo com 65 dias,desta vez coloquei o meu cachorro para cruzar com a cadela de um colega criador,o primeiro dia que ela aceito a cobertura foi no dia 6/02/2013 e ate agora hoje dia 27/04/2013 83 dias depois ela não pariu,a barriga esta grande,os peitos grandes mais sem leite a cadela esta se comportando normal como se não estivesse com filhotes na barriga e moro em um luga que não tenho como fazer ultra-som,desta vez surpreendeu a todos isso nunca aconteceu nestes 13 anos que crio a raça você sabe o que esta acontecendo e pode me orientar?
    grato pela atenção e espaço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que coisa estranha, conseguiu resolver e saber o que houve com a cadelinha?

      Excluir
  2. Bom dia, estou com uma baita dor de cabeça tenho uma pitbull e ela tem 8 meses e é muito pequena o crânio não ta grande, ja dei de tudo dou ração pedigree e já dei varios suplementos e nada... alguém pode me orientar ? obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. iSSO PODE LEVA UM TEMPO NÃO É ALGO RAPIDO PODE LEVAR ALGUNS MESES MAIS A FRENTE MAS VC PODE ACELERAR ESTE PROSSESSO COM BRICADEIRAS MAS INTENSSA COMO CORRER NA PRAIA OU ANDAR DE BICILHETA OU NO PARQUE TANTO FAZ!!!

      Excluir
    2. Mude a ração e compre joelho de boi cru em algum açougue perto de sua casa, congele por 5 dias depois descongela e dá pro dog vc vai ver a diferença em questao de dias com a minha foi assim hoje ela está monstra, há e a racao sempre e bom vc dar uma com uma grande porcentagens de carboidratos por exemplo ( Frost, pro LINE ou Power dog).

      Excluir
    3. Olá! Como foi o crescimento do seu pitbull? Deu algum suplemento? A minha está com 9 meses, mas tb acho que ainda não cresceu muito.

      Excluir
    4. Oi amigo tenho ouvi falar que o osso da canela de vaca e bom pra ajudar no crescimento da cabeça do pit bull verdade ?

      Excluir
  3. é normal que a cadela fique ansiosa. O criador deve deixá-la tranqüila e, caso ocorra alguma anomalia, chamar um veterinário. pocket bully

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma pitbul filhote, na verdade uma adolescente já, pra ser sincero tenho um pouco de medo ainda, pois tenho três outros cachorros, 1 poodle mais velho e dois srd, ela é super de boa e dócil mas na hora de brincar ela é bruta e os outros levam a sério, tenho um certo medo de mais tarde isso acabar mal, fico sempre supervisionando.

    ResponderExcluir
  5. A minha cadela teve cinco é normal? Ou pode ter ficado algum la dentro, como vejo isso?

    ResponderExcluir
  6. É necessário tirar o macho de perto da fêmea no ato do parto?

    ResponderExcluir
  7. Como saber se minha cachorara e adulto. U moça falo q atualmente ela está com 9 meses mais n aparenta ter isso tudo me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  8. É cada pergunta que penso como que pessoas tão despreparadas criam um pitbull sem ao menos estudar o básico da raça... depois quem leva a culpa sempre é o coitado do cachorro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema não é a dúvida, mas sim o nível da dúvida, onde um cão como o Pitbull não pode estar de posse de tutores que não tenha o conhecimento pelo menos básico da raça.

      Excluir
    2. Minha pitibu tem 4anos não entrou no cio oque eu passo

      Excluir
  9. Bom dia, temos um casal pitbull e uma dog americana e eles são super dócil, pois criamos com muito carinho acho que carinho e atenção e a base de qualquer criação; e como vc educar uma criança, lembro que ele depende 100% do criador.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia.
    Minha cachorra Pit Bull está no cio, a vulva dela está super inchada. Li num grupo que é normal. Será?

    ResponderExcluir
  11. Oi boa noite eu tenho uma Pit Bull ela tem 1 ano e teve o primeiro cio, porém na terminou ela cruzou com o meu outro cachorro mais ele é castrado, só q já faz tempo q terminou mais ela está com a tetinhas e vagina inchadas oque será que poderia ser ? Um amigo disse q já aconteceu com a cadela e virou câncer estou cm medo mais no momento tô sem condições de levar ela no veterinário

    ResponderExcluir
  12. Olá queria saber de quanto tempo minha cadela está grávida, ela cruzo com o cachorro no dia 17 de maio.

    ResponderExcluir

Faça o seu comentário ficaremos muito grato por participar!!! Para duvidas pit.bull1999@hotmail.com